"Se
quer que seu filho se dê bem, gaste com ele o dobro do tempo e metade do seu
dinheiro."
Páginashttp://jardimdaboavista.blogspot.pt/
▼
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
BRINCAR...
"Soubéssemos nós adultos preservar o brilho e o frescor da brincadeira infantil,
teríamos uma humanidade plena de amor e fraternidade. Resta-nos, então,
aprender com as crianças."
foto de Educadores de Infância
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
terça-feira, 27 de novembro de 2012
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
domingo, 25 de novembro de 2012
sábado, 24 de novembro de 2012
Crianças: Puzzles melhoram capacidade matemática
As crianças entre os dois e os quatro anos de idade que brincam com puzzles têm melhores capacidades matemáticas no futuro. É esta a conclusão de um estudo realizado por investigadores da Universidade de Chicago (E.U.A.), publicado na “Developmental Science”, a 17 de Fevereiro.
Este estudo é pioneiro por analisar as atividades diárias num ambiente normal e caseiro. Foram analisados vídeos de 53 casais de diferentes meios sócioeconómicos em interação com os seus filhos durante hora e meia. O mesmo procedimento foi repetido de quatro em quatro meses.
Entre as várias atividades, os investigadores perceberam que as crianças entre os 26 e os 46 meses que brincaram com puzzles acabaram por demonstrar melhores aptidões de visualização espacial quando chegaram aos quatro anos e meio.
Susan Levine, autora do estudo e especialista em desenvolvimento matemático nas crianças, explicou à Science Daily que estas crianças “têm um desempenho melhor do que as que não brincaram com puzzles, em tarefas que põem à prova a sua habilidade de transformar formas”, o que pode determinar futuras carreiras na área das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (“STEM”).
Analisou-se ainda de que forma os puzzles determinavam o desenvolvimento de competências espaciais. Para tal, as crianças foram divididas em dois grupos: o grupo dos meninos e o grupo das meninas.
Ao primeiro grupo foram dados puzzles com maior grau de dificuldade e os pais abordaram conceitos de espaço. Aos 54 meses verificou-se que o grupo de meninos demonstrava melhor desempenho em tarefas de “transformação mental” do que as meninas.
Por isso, Susan Levine defende que é preciso realizar mais estudos que completem os resultados observados. “É necessário perceber se os conceitos fornecidos pelos pais se refletem efetivamente no desenvolvimento das capacidades”, disse à Science Daily.
Estão, assim, a ser feitos mais estudos em laboratório, nos quais os pais dão os mesmos puzzles a meninos e a meninas, de modo a verificar se a interação com os pais e a abordagem de conceitos espaciais levaram à melhoria de competências espaciais e perceber a causa da diferença de resultados entre os sexos.
OLÁ!
Boa tarde.
Tem agora início uma nova página com a intenção de mostrar/refletir e divulgar atividades e tarefas de crianças em idade pré escolar. Também disponibilizar informações a pais e encarregados de educação.
Tem agora início uma nova página com a intenção de mostrar/refletir e divulgar atividades e tarefas de crianças em idade pré escolar. Também disponibilizar informações a pais e encarregados de educação.