Páginashttp://jardimdaboavista.blogspot.pt/

terça-feira, 30 de abril de 2013

BOM FERIADO

Temos andado um pouco atarefados pois queremos tudo prontinho para a MÃE. Ainda é surpresa!!!
Por enquanto desejamos

Até quinta feira! 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

PINHA ABERTA/PINHA FECHADA

Dia de sol a seguir a um feriado e antes do fim de semana.
Todos para a nossa "floresta": zona de pinheiros e eucaliptos entre muros.
A finalidade: encontrar e apanhar pinhas.

Algumas bem grandes e bem abertas, já secas.
Conseguimos alguns montes como este.
Mesmo a jeito para por em prática uma experiência que encontramos no livro "CIÊNCIA A BRINCAR"
Está  descrita e explicada nesta página.

Escolhemos uma pinha bem seca e bem aberta.

Colocámos num baldinho com água.
Aí ficou no período de almoço (mais ou menos 2 horas).
Quando chegámos: fechadinha bem fechadinha (como dizia no livro).Faz de conta que choveu.
Aqui a vemos muito bem fechada e a comprovar o descrito na experiência.
A pinha abre quando o ar está seco e fecha-se por causa da humidade. Aprendemos que existe um aparelho para medir a humidade no ar: é o higrómetro (um nome um pouco difícil de dizer). A pinha também serve para ver se o ar está seco ou com humidade!!!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

NADADORZINHO

Esta é a ilustração da mensagem da história: O NADADORZINHO


Juntos somos mais fortes não importa a cor.
o início da colagem e o peixe começa a ter forma.
Muitas mãos a colar peixes e o peixe grande está quase...
E aí está já recortado.
Um trabalho de grande envolvência de todos os meninos: colaboração e empenho.
E a mensagem que ficou com a história???
Todos contribuiram e aqui fica o registo das produções orais:

Temos sempre que tratar bem as pessoas e ser amigos mesmo quando somos diferentes. Tenho uma irmã que é de cor, é castanhinha e eu trato-a bem. JOANA


Todos juntos nós somos muito mais fortes. E somos amigos em todos os países: América, China, Espanha, África (dos pretos e dos castanhos), Lisboa e Cebolais de Cima. MARIA

Devemos andar sempre acompanhados e não sozinhos. Juntos é que somos capazes de fazer tudo. RAFAELA

Quando somos diferentes podemos ser também amigos. ELIANA

Os peixes são amigos e os amigos também. TIAGO

Temos que ser amigos e também das mães e dos pais, mesmo quando somos de outra forma ou de outra cor. LEONOR

Concluí que nós temos que ser todos amigos, amigos da família, até quando alguém é de outra cor ou de outro país. GONÇALO

O Nadadorzinho que era preto é que teve uma ideia para se juntarem todos. MIGUEL

Devemos ser amigos e felizes até quando somos diferentes (chineses ou escurinhos ou branquinhos). IARA

As meninas são amigas (brancas, azuis, castanhas ou amarelas). INÊS

Somos diferentes mas somos todos importantes (até quando não temos a mesma cor ou se é de outro país). MARIA VAZ

Os peixes ajudam-se até quando são diferentes. Os meninos podem também ajudar quando são pretos, pretinhos clarinhos ou de cor de pele. ERICA

Os peixes foram todos amigos: o Nadadorzinho e os outros. DUARTE

Os peixes ficaram todos amigos: os vermelhos e o preto. Nós também podemos ser diferentes e amigos: ou chineses ou espanhóis… BEATRIZ

Os meninos são amigos como os peixinhos de todas as cores. ANA

O Nadadorzinho era diferente dos outros (era preto) mas era amigo. Meninos iguais e diferentes têm que partilhar: os que são pretos, chineses, do Porto, da França… GABRIEL

terça-feira, 23 de abril de 2013

LIVROS SÃO JANELAS ENCANTADAS




LIVROS
Os livros, penso que são
Como janelas encantadas
 Que levam a lindas terras,
Onde moram anões e fadas.
 Lugares longe e tão belos
Aonde eu não podia ir, 

Mas, agora, com esta porta, 
É só ter cuidado e... abrir. 
de Adelaide Love




A nossa história de hoje: O NADADORZINHO


Autor - Leo Lionni
Editora - Kalandraka
A história: Algures, num cantinho no mar, vivia um cardume de peixinhos. Todos eram vermelhos, excepto um deles, que era tão preto, como a casca de um mexilhão. Nadava mais depressa do que os seus irmãos e irmãs e o seu nome era Nadadorzinho. 


A história de Nadadorzinho, como todos os livros de Leo Lionni, convida a pensar e a aprender valiosas lições de vida. O valor da diferença e o respeito que se deve a quem -por cultura ou aspecto físico -não partilha das características comuns, reflecte-se nas primeiras páginas deste clássico da literatura infantil de todos os tempos.


Desenho com molde e recorte





Ainda não está feito o Nadadorzinho.Talvez amanhã esteja pronto para ser o olho do grande peixe/cardume.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

PRIMAVERA COLORIDA


Em vez de um preenchemos dois painéis que nos lembram a primavera.
Basicamente utilizámos pintura e recorte. As composições iam aparecendo há medida que se produziam: as flores, pássaros, borboletas,abelhas, joaninhas e, claro, as formigas...
Tanto os passarinhos como os insectos pintados foram vistos "ao vivo" na zona verde e florida do nosso jardim de infância


O recorte:






Aproveitámos para treinar a matemática e fizémos a contagem dos exemplares obtidos.
O produto final: As flores - contámos 15
As abelhas - contámos 16
As borboletas - contámos 13
As joaninhas - contámos 11
Os pássaros - contámos 8
As formigas - contámos 8
À tarde os pais já puderam espreitar o colorido desta área...

quarta-feira, 17 de abril de 2013

FORMIGAS...À LUPA

O dia convidou (chegámos aos 26º). Ainda no período da manhã, após o hip-hop, chapéu na cabeça e,tudo para para o exterior que cheira a primavera por todos os lados.
Fomos descobrir formigeiros. Há imensos.




Mas as formigas são tão pequeninas!!!
Fomos buscar lupas, talvez sejam mais fáceis de observar...




Para melhor as observarmos (toda a sua constituição) pusémos frascos de vidro no chão pensando nós que entariam com alguma facilidade. Mas não!!!As formigas são gulosas,atraem ao doce, quem não sabe???
Colocar açúcar dentro dos frascos foi a solução. E não é que resultou!

Olha a Lili já tem uma na mão!!!
No período da tarde,e para que conste que ficaram bem vistas as formigas(no chão e a andar muito rápidas ou no frasco transparente onde as guardámos durante algum tempo)
foi feito o registo de uma formiga. Aqui ficam:








Como se pode concluir há formigas para todos os gostos: formigas, formiguinhas e formigonas.
E lá está o registo após a contagem das partes do corpo, das antenas, dos olhos e das patas.