sábado, 4 de maio de 2013

VISITA AO JARDIM do PAÇO

Foi ontem, no períoda da tarde que visitámos o bonito JARDIM do PAÇO em Castelo Branco.
Criado no séc XVIII pelo Bispo João de Mendonça situa-se junto ao antigo Paço Episcopal hoje Museu Francisco Tavares Proença Júnior.
Logo à entrada espreitámos o pequeno lago.E os peixes???
A 1ª escadaria de acesso é a chamada Escadaria dos Doutores da Igreja: a 1ª estátua é do Arcanjo S. Gabriel.
Andámos por autênticos labirintos no Jardim de Buxo Onde existem muitas estátuas em granito: representações das Virtudes, dos Quatro Novíssimos do Homem, dos Símbolos do Zodíaco, das Artes, da Natureza e da Geografia(partes do mundo).

Cá está a Primavera
Subímos a Escadaria dos Apóstolos com S. Mateus e S.Lucas no início.
Ao cimo desta escadaaria situa-se o Grande Lago e a Cascata de Moisés.não chegámos muito perto porque não existe proteção.
Após descer a Escadaria dos Apóstolos deliciámo-nos com um pouco de sombra (porque estava bem quentinho) no Jardim Alagado.
Subímos mais uma Escadaria, a dos Reis, começando com as estátuas de D. João II o Príncipe Perfeito e D. Manuel I o Venturoso.
Entre as 2 Escadarias (dos Apóstolos e dos Reis) situa-se o Lago das Coroas que aqui só vemos uma parte.
Chegou a hora do regresso e uma foto para a despedida.
Regressámos um pouco cansados mas muito contentes por conhecer este espaço. Eu não apareço nas imagens porque fui a fotógrafa de serviço.
A promessa foi de voltarmos para uma visita ao Parque da Cidade (do outo lado da rua do Jardim do Paço) com muito espaço livre e com equipamentos para os pequenos se divertirem...
Curiosidade: Este Jardim do Paço é muito visitado por turistas e também muito escolhido por noivos para as típicas fotografias de casamento.

2 comentários:

  1. Uma interessante visita guiada...fica a vontade de visitar e conhecer ao vivo.
    Bom fim de semana.
    Fátima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está combinado. Quando viajar para estes lados diga alguma coisa que terei muito gosto em fazer companhia para visitar alguns lugares bem bonitos que por aqui existem. Bom domingo, bom dia da mãe e um abraço.

      Eliminar